quinta-feira, 6 de novembro de 2008

PS nacional quer revisão da lei eleitoral

O sistema eleitoral que venho defendendo parece que tem adeptos... no continente. Para informação sobre o que se está a pensar "lá fora", aqui vai uma notícia da TSF:
"
Estudo do PS sobre revisão da Lei Eleitoral abandona proposta de avançar para círculos uninominais04 NOV 08 às 17:27 O estudo encomendado pelo PS para fundamentar a revisão da Lei Eleitoral propõe alterações profundas ao actual sistema de eleição dos deputados. Segundo soube a TSF, o estudo abandona a proposta inicial dos socialistas de avançar para círculos uninominais em que se elegia apenas um deputado por círculo.Deste modo, cada eleitor passa a ter dois boletins de voto. No primeiro, o voto vai para um círculo regional, onde cada português pode escolher entre votar na lista proposta pelo partido, como actualmente, ou, em alternativa, num dos candidatos a deputados.
O novo sistema de voto preferencial, em que o eleitor pode escolher o deputado que elege, permite a competição interna entre candidatos de um mesmo partido.
O deputado é eleito a partir do momento em que recebe sete por cento dos votos.
O estudo encomendado pelo PS aos cientistas políticos André Freire, Manuel Meirinho e Diogo Moreira vai agora ser publicado em livro.
Os autores sublinham que o voto preferencial permite aproximar os deputados dos eleitores, aumentando a qualidade da representação no Parlamento.
A previsível falta de proporcionalidade do novo sistema eleitoral seria compensada por um segundo voto, numa lista fechada num círculo nacional com perto de cem deputados.
A opção proposta ao PS responsabiliza os deputados, mantendo, ao mesmo tempo, o actual nível de proporcionalidade entre os partidos com lugar na Assembleia da República."
Concordo e quero ler o livro...

Sem comentários: