quinta-feira, 10 de abril de 2008

Aérea de Cabo Verde?!?

Não deixou de ter piada ouvir a notícia de que a SATA poderá estar interessada na privatização da TACV - Transportes Aéreos de Cabo Verde – ela que, pela mão do Governo, está a equacionar, para não dizer outra coisa, a sua própria privatização. É, por isso mesmo, uma manifestação de interesse algo estranha, isto já para não mencionar uma diferença radical que existe entre ambas as empresas: a TACV continua a apostar nos ATR, a SATA diz que eles não prestam… O mundo tem destas coisas!
Ontem tivemos acesso a mais dados sobre o enredo aéreo – e as acusações são ainda mais graves do que as que publicámos ontem. Na prática, o "memorando" emitido pela SATA é uma espécie de tiro no pé do seu administrador, tantos são os erros, omissões e até descaradas mentiras. O PSD na Assembleia arrisca-se a fazer um brilharete e o Governo a passar por uma vergonha – mas isto, claro, só no plano teórico. Entretanto, fica o sentimento de que se a opção da SATA pela Bombardier for em frente, temos uma região a saque. Porque até poderia admitir que por questões estratégicas se optasse pelo mais caro e mais gastador – mas que diabo, teríamos de ficar com a certeza de que todas as hipóteses foram estudadas. O que não é o caso – e isto entristece-me profundamente: afinal de contas, quem está a gerir os nossos bens públicos preocupa-se cada vez menos com a transparência que é imprescindível em democracia.
Por outro lado, vão passar a mandar-nos para casa as facturas do que custamos ao Sistema Regional de Saúde. Sei o que sentirá, por exemplo, qualquer diabético, ao saber que custa uma pequena fortuna. Será isto correcto? É evidente que não, mas a ideia deve ser outra: ou fazer-nos sentir culpados por ficarmos doentes, ou agradecermos com os nossos votos aos "santos" que nos dão tanto dinheirinho. Sinceramente, quanto receberem algumas dessas "facturas"; atirem-nas ao lixo sem as abrir…

http://www.da.online.pt

Sem comentários: