quinta-feira, 17 de abril de 2008

Criminalidades...

Ao centrar a questão do aumento da criminalidade nos seus aspectos policiais, tanto Carlos César como os restantes políticos estão a cometer um erro de graves consequências. E não só demonstram o seu mais completo desnorte em relação ao tema, como estão a escolher um caminho que claramente não interessa à Região. Já não nos bastava estarmos "presos" nas ilhas, um modelo de "estado policial" será um sufoco ainda maior. E também é retirar o enfoque ao problema real.
Em momento de despedida da Região, o Comandante da PSP também não prestou um contributo positivo à questão, quando refere que a criminalidade "só" aumentou em Ponta Delgada. Só? Pois, é "só" onde vive 25% da população açoriana – e, honestamente, o que necessitamos é de ver números que comprovem esse tipo de observações. Afinal de contas, ainda há pouco tempo a insegurança era apenas uma questão psicológica…
Na realidade, parece cada vez mais imprescindível um Relatório da Segurança Interna Regional, que permita compreender este fenómeno à luz da nossa realidade. O Relatório nacional é muito genérico e claramente não é um documento capaz de basear as muitas políticas que são necessárias adoptar num futuro próximo.
De qualquer modo, permite perceber que cerca de 40% das queixas têm a ver com actos de violência – e isso é suficiente para nos fazer reflectir sobre o tipo de sociedade que temos. Mas essa não é uma responsabilidade de Sócrates – é sobretudo de César! E se as causas dessa situação são múltiplas e têm de ser estudadas profundamente, é também imperativo repensar o modelo da resposta que tem vindo a ser dada. Porque claramente – se é que existe sequer consciência disso – quem tem responsabilidades sociais está a falhar redondamente.
Responsabilizar os outros pelas nossas próprias culpas não é só uma atitude de mau perdedor – é estar a brincar com coisas muito sérias!

http://www.da.online.pt

Sem comentários: