quarta-feira, 16 de abril de 2008

Mais uma "comissão"...

Da reunião da lavoura com os industriais de segunda-feira, voltou a confirmar-se a máxima de se constituírem comissões (e afins) quando se quer protelar a resolução de um problema. E têm razão os lavradores em sentirem que se tratou sobretudo de uma tarde perdida – porque foi mesmo isso que foi.
Aliás, tem o seu quê de patético que esta tenha sido a única resposta possível, quando se estava perante uma espécie de revolução, com a eliminação do sistema de preços de Verão e Inverno – um modelo que dura já há muitos anos. Perante a dimensão do desafio, esperava-se mais que orações e esperanças e que já existissem dados concretos (os tais que agora foram remetidos para o próximo ano) com os quais "apertar" a indústria.
Para alguns, o desenlace apenas prova a incompetência governamental, mas poder-se-ia contrapor que talvez não, tendo em conta o agrado com que o Governo contemplou a sua própria ideia. Mas na realidade o objectivo governamental nesta área está reduzido a um único ponto: manter a "paz social". Especialmente em ano de eleições…
Mas convenhamos, é pouco como objectivo, muito pouco mesmo. E a paz que daí advenha, apenas pode ser podre: na realidade, são mais alguns milhões de euros que saem dos Açores por via da indústria – e desaparecem dos bolsos de inúmeros produtores.
A indústria não conseguiu, até ao momento, ser convincente em relação aos seus argumentos. Mas tal como o leite não começa a jorrar no dia 1 de Março nem desaparece a 1 de Setembro, os lavradores teriam de estar preparados para a eventualidade desta decisão. Afinal de contas, o desafio – o grande desafio – para os lavradores, esse mantém-se, porque em negócio… é na poupança que está o ganho!!!

http://www.da.online.pt

Sem comentários: